O litoral Sul do Brasil, é bastante irregular. Do norte do Paraná até Laguna, em Santa Catarina, litoral é compartilhado em pequenas baias e enseadas, dentre as quais se destaca a de Paranaguá. Alguns pontos elevados e ilhas completam a paisagem como a belíssima capital de Florianópolis. De Laguna até o extremo sul do Rio Grande do Sul, a planície costeira se alarga e litoral torna-se retilíneo, apresentando no Rio Grande do Sul, extensas restingas que se cercam de algumas das maiores lagoas do Brasil.
O Clima no litoral sul do Brasil, pode ser definido como: Clima temperado sem estiagem, onde a temperatura média no mês mais quente é superior a 22 graus, e no mês mais frio, não ultrapassa os 18 graus. Nesta região o clima é influenciado principalmente pela massa de ar subtropical do Atlântico sul, que mantém o vento predominante ao longo da costa vindo do quadrante nordeste.
No litoral sul do Brasil, observam-se também avanços de massas de ar de origem polar. No inverno, além de mais frequentes, estas massas polares são muito frias, deixando em algumas situações as temperaturas próximas de zero grau no litoral do Rio Grande do Sul. As circulações destas massas polares também são do sentido anti-horário, provocando ventos do quadrante sul e sudeste. Quando existe um ciclone extratropical próximo ao continente, os ventos sopram com forte intensidade do quadrante sudoeste ocasionando ressacas.
GABRIELA RIBEIRO, PEDRO HENRIQUE ALMEIDA E THAÍS ANTUNES.
Nenhum comentário:
Postar um comentário