quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Vegetação do Litoral do rio Grande do Sul



             A vegetação do litoral do Rio Grande do Sul ocupa quase todo o leste do estado, formando um solo arenoso que se estende por 500km no sentido noroeste-sudoeste. Ela é composta em sua maioria por uma vegetação rasteira e esverdeada (restinga).


            A medida que se aproxima da costa percebe-se  que a mata de árvores começa a sumir aos poucos, dando espaço a vegetação litorânea.




CHRISTIAN, KEVIN DHIL, MATHEUS MASSAHIRO, PEDRO DORR E PEDRO TONDO.

Clima tempo e ventos no Litoral do RS


O litoral Sul do Brasil, é bastante irregular. Do norte do Paraná até Laguna, em Santa Catarina, litoral é compartilhado em pequenas baias e enseadas, dentre as quais se destaca a de Paranaguá. Alguns pontos elevados e ilhas completam a paisagem como a belíssima capital de Florianópolis. De Laguna até o extremo sul do Rio Grande do Sul, a planície costeira se alarga e litoral torna-se retilíneo, apresentando no Rio Grande do Sul, extensas restingas que se cercam de algumas das maiores lagoas do Brasil.
O Clima no litoral sul do Brasil, pode ser definido como: Clima temperado sem estiagem, onde a temperatura média no mês mais quente é superior a 22 graus, e no mês mais frio, não ultrapassa os 18 graus. Nesta região o clima é influenciado principalmente pela massa de ar subtropical do Atlântico sul, que mantém o vento predominante ao longo da costa vindo do quadrante nordeste.
No litoral sul do Brasil, observam-se também avanços de massas de ar de origem polar. No inverno, além de mais frequentes, estas massas polares são muito frias, deixando em algumas situações as temperaturas próximas de zero grau no litoral do Rio Grande do Sul. As circulações destas massas polares também são do sentido anti-horário, provocando ventos do quadrante sul e sudeste. Quando existe um ciclone extratropical próximo ao continente, os ventos sopram com forte intensidade do quadrante sudoeste ocasionando ressacas.




 GABRIELA RIBEIRO, PEDRO HENRIQUE ALMEIDA E THAÍS ANTUNES.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Morro da Borrússia


    Ponteado por touceiras de hortênsias e construções em estilo alemão, o trajeto vai revelando aos poucos a vista, que se mostra deslumbrante da rampa para saltos de voo livre.

*Tem uma vista linda de toda a cidade de Osório, até o litoral e Lagoas da região, além do Parque Eólico. Em dias sem nuvens avista-se até a cidade litorânea de Tramandaí mais próxima a com sorte até mesmo a cidade de Torres.
*No alto do morro estão localizadas as antenas de televisão e rádio FM da região
*O lugar tem uma cachoeira com queda de aproximadamente 3,5m de altura
*O relevo de Osório é peculiar. Sua formação geológica é composta por planície e planalto. Ao longo da área do município exibe-se a Serra do Mar, denominada também de Serra Geral. A cobertura vegetal da Serra Geral é a Mata Atlântica, último refúgio para várias espécies da fauna e flora ameaçadas de extinção. Área de Proteção Ambiental Municipal de Osório, com, aproximadamente, 6.900 hectares, situada no Morro da Borússia - altitude de 50 a 398 metros ao nível do mar -. Por ser uma Unidade de Conservação de uso sustentável, nela são permitidas a ocupação humana e a utilização dos recursos naturais. Sua área é constituída de terras públicas e privada. Respeitados os limites constitucionais, são estabelecidas normas e restrições para as atividades econômicas desenvolvidas no interior da Área de Proteção Ambiental (APA). A utilização e/ou alteração dos recursos naturais devem ser feitas de forma controlada, visando à proteção do ecossistema ali existente.



JULIANA BARTH, LUIZA DALPIAZ, SASKYA WHELLER E TALIA GUIMARÃES. 


Geração de Energia

Energia Eólica: 

 A energia eólica é a energia obtida pelo movimento do ar. Em termos acadêmicos, é denominada a energia cinética contida nas massas de ar em movimento. Trata-se de uma energia inesgotável, renovável e limpa. A sua geração não emite dióxido de carbono, um dos gases formadores do efeito estufa, que no caso de um agravamento pode originar um fenômeno conhecido como aquecimento global.  Conserva a fauna e a flora. A sua transformação de energia é feita pelos aerogeradores.



Para quem já teve o prazer de conhecer, sabe o quanto é maravilhoso. Serve de referencia em energia renovável e preservação ambiental. A implantação do Parque Eólico de Osório trouxe importantes Benefícios não só para a região de Osório, onde está instalado, mas também para o País e para o meio ambiente como um todo. É o maior parque eólico da América Latina.
A energia eólica é a energia obtida pelo movimento do ar (vento). Trata-se de uma energia inesgotável, renovável e limpa. Sua transformação em energia elétrica ocorre por meio de turbinas eólicas, também denominadas de aerogeradores ou cataventos.
A alta tecnologia e o pioneirismo são as principais marcas deste projeto, que visa produzir energia, sem emissão de dióxido de carbono (CO2) – um dos gases responsável pelo efeito estufa. Mas a preservação da flora e fauna onde os parques estão instalados e a manutenção das atividades produtivas da região também são características importantes do empreendedorismo.
Para saber mais sobre o empreendimento acesse o site: www.ventosdosulenergia.com.br
Vários outros Parques estão sendo instalados no Brasil.
Existem pesquisas que demonstram o Brasil ser uma das maiores potencias mundiais em energia Eólica.
Agora os projetos estão aumentando muito e o País planeja investir pesadamente neste tipo de geração que é muito limpa e sustentável.



 BRUNA PEREIRA, GABRIELA SCHRAMM, WESLLEY RAMOS E EVELYN GRASSI.

Vegetação do Litoral Norte Rio-grandense

As praias do Rio Grande do sul em geral têm formato constante, com grandes extensões de areia muito fina, pouca vegetação e sem zonas rochosas. 




Na parte norte, a principal formação vegetal da planície costeira é a restinga, característica das praias, sendo constituída por quatro tipos fundamentais.




As pioneiras são formadas por gramíneas de beira de praia 


As campestres são uma mistura de gramíneas e herbáceas




As savânicas são formadas pela presença de arbustos e plantas
herbáceas




As florestais são formadas por pequenos capões de mato.




GIULIA G, JENNIFER, MARIANE E VICTOR. 

Área de Preservação Litoral Norte


Os lugares onde mais pudemos relacionar fatores à pesquisa anteriormente realizada, visando o assunto das áreas de preservação do litoral, foram o Ceclimar, o Parque Marechal Osório e o Morro da Borússia.No Ceclimar, órgão vinculado ao Instituto de Biociências da UFRGS, pode-se perceber a tentativa de preservação de várias espécies de peixes, de fósseis de mamíferos e peixes. Além disso, a técnica da Taxidermia (processo que consiste em preparar as peles de animais mortos de modo que estes conservem, tanto quanto possível, as características morfológicas que apresentam em vida) mostrou-se bastante útil, já que evita a deterioração dos animais, e, por isso, tornou possível analisar as características deles. Do ponto de vista biológico, pode-se perceber, inclusive, a complexidade de um ecossistema e como cada ser vivo possui uma função que desempenha perfeitamente, trazendo, por consequência, a homeostase para toda a teia e cadeia alimentar da qual participa. A visita ao Ceclimar fez com que pudéssemos perceber que as áreas de preservação ambiental não se detêm apenas aos parques que protegem o meio-ambiente, mas aqueles que conseguem tomar conta da parte animal.



No Parque Marechal Osório, as áreas preservação centraram-se nas belas paisagens existentes no local. Lá, ao contrário do Ceclimar, onde havíamos encontrado apenas animais, foi vista uma bela paisagem que contava com uma vegetação rasteira e algumas árvores, além de um lago.





 ANDRESSA S, JULIA BENETTI, MONIQUE JOST E YRYNA KARKOW. 

Lagoas e Lagunas do Litoral Norte do Rio Grande do Sul


* Laguna: é um corpo d’ água salgada que foi represado por uma barreira arenosa, mas que ainda mantém comunicação com o mar por intermédio de um ou mais canais.
* Lagoa: Porção de água cercada por terra, sendo menor do que um rio.
 
O rio Grande do Sul apresenta aproximadamente 23 lagunas e lagoas. Dentre elas:
* Lagoa Marcelinho
* Lagoa dos Quadros
* Lagoa Mirim
* Lagoa dos Barros
* Lagoa Peixoto
* Lagoa Tupancy
* Lagoa do Violão
* Lagoa Remanso
* Lagoa Mangueira
* Lagoa das Malvas
* Lagoa da Cavalhada
* Lagoa da Pinguela
* Lagoa Ramalhete
* Lagoa do palmital
* Lagoa Cipó
* Lagoa dos Patos (segunda maior de toda a América Latina)
* Lagoa do Gentil (faz parte do Holoceno, que Delaney)
*Lagoa Itapeva
*Laguna Tramandaí


GABRIEL B, MANUELA B, MATHEUS MACIEL E MARCOS ADRIANO. 

Velocidade e Frequência


Os Geradores Eólicos são máquinas capazes de transformar a energia cinética dos ventos em energia elétrica. A energia cinética é convertida em energia mecânica rotacional pela turbina eólica.

São 75 aerogeradores com 98 metros de altura, com 810 toneladas cada uma; é formada por 24 segmentos de concreto pré-moldado e um de aço, construídos em Gravataí e montados no local, as hélices tem diâmetro de mais de 70 metros e atingem até 140 metros acima do solo. As pás das hélices tem  35 metros de comprimento

A velocidade mínima de vento que faz as máquinas funcionarem é de 2m/s, abaixo disso, elas ficam paradas sem gerar energia. A partir de 28 m/s as pás param de girar para evitar danos, já que essa velocidade de vento é detectada como tempestade.







 BRUNO, GABRIEL M, JOÃO VICTOR E LUIZ PAULO . 

Parque Marechal Osório


Manuel Luís Osório nasceu em 10 de maio de 1808, em terras que pertenciam à Vila de Nossa Senhora da Conceição) do Arroio (RS), que, posteriormente, tomou o nome de Osório, pelo motivo do seu nascimento naquelas plagas. Por ser um território muito extenso, foi dividido em dois: um abrangendo o litoral, o qual foi denominado Tramandaí; e outro o interior, que permaneceu com o nome de Osório. Embora as comissões demarcadoras tivessem se empenhado em deixar o local de nascimento de Manuel Luís Osório no Município batizado em sua homenagem, pesquisas realizadas por um grupo de oficiais lidarados pelo Coronel de Cavalaria Edson Boscacci Guedes, então Chefe do Estado-Maior da 3ª Região Militar, localizaram a casa onde nascera o marquês do Erval, no município de Tramandaí, próximo aos limites com Osório, local transformado em Parque Histórico com o seu nome.
Aos quatorze anos de idade, General Osório ingressou na carreira militar, entre os anos de 1822 e 1823, época da Guerra da Independência. Também lutou na Guerra da Cisplatina, promovido a tenente na Batalha do Passo do Rosário. Na Guerra do Farrapos, iniciou luta ao lado dos rebelados, depois da declaração da República Rio-grandense, mudou de ideia e passou a lutar junto com as tropas imperiais do Brasil. Na 2ª Legislatura da Assembleia Legislativa Provincial do Rio Grande do Sul, elegeu-se deputado provincial. Entre os anos de 1851 e 1852, lutou na Guerra contra Oribe e Rosas, conhecida como batalha de Monte Caseros. Em 1856, tornou-se general e, em 1865, marechal de campo, ao ter organizado, no Rio Grande do Sul, o exército brasileiro para a Guerra do Paraguai.

A Guerra do Paraguai ocorreu entre os anos de 1865 a 1870, General Osório comandou as nossas tropas que invadiriam o sul do Paraguai em 16 de abril de 1866. Foi responsável pela estratégia que , como conseqüência, permitiu que as tropas brasileiras vencessem a Batalha de Tuiuti. Recebeu o título de Barão e, posteriormente, de marquês do Erval.
Em julho de 1866, manteve-se no Rio Grande do Sul, onde formou novas tropas. Em 1868, retornou à batalha para conquistar a fortaleza de Huimaitá, durante a batalha do Avaí.

Findada a Guerra, sete anos depois, foi convidado pelo próprio imperador do Brasil, a ocupar uma cadeira no senado, sendo promovido marechal de exército. No ano de 1878, foi nomeado ministro de guerra, permanecendo no cargo até a sua morte.

Em sua juventude era defensor dos ideais republicanos, mas durante suas investidas militares tornou-se partidário ao monarquismo. Recebeu importantes títulos no decorrer de sua vida, entre eles o de barão de Erval (1866), Visconde do Erval (1868) e marquês do Erval (1869).


Osório também era poeta e é na poesia que encontramos o segredo de sua vida, a imensidade de sua força e de sua coragem.

Nada que vejo quero
“Mostrou-me a fortuna abertas”
As portas dos seus tesouros;
Mostrou-me palmas e louros;
Fez-me mil milhões de 
ofertas:
- “Fortuna, tu não acertas! 
(Lhe respondo em tom severo)-
Os dons que do céu espero
Tu não me podes dar;
Nada do que vejo quero.”

 E assim, morreu no dia 4 de outubro, de 1879, com 71 anos. No Rio de Janeiro




 BRENDA M, ELISA VALÉRIA, JÚLIA MILLIS E LUIZA BRAUN.

PROJETO DE ENERGIA E MEIO AMBIENTE

Blog referente ao PROJETO DE ENERGIA E MEIO AMBIENTE da turma 103, que ocorreu no dia 25 de Setembro de 2012. 

* Alunos responsáveis: 
Weslley Ramos - nº: 36 - e-mail; weslley.98.ramos@hotmail.com
Yryna Karkow - nº 37 - e-mail; yrynak@gmail.com 


CECLIMAR - Imbé



Parque Marechal Osório - Tramandaí 


Beira mar- Tramandaí 


QUALQUER DÚVIDA: turmadomf@gmail.com